[MENU]
[Sobre o FEP]
[Arquivos]
[Ezines]
[Sites Interessantes]
O varnasrama védico ou sistema de castas explicado
O varnasrama védico ou sistema de castas explicado
O varnasrama védico ou sistema de castas explicado
Varna em sânscrito significa classe, tipo ou cor.
É conhecido no mundo ocidental como sistema de castas, mas quase ninguém entende do que se trata realmente ou como funciona ou deve funcionar, já que hoje o sistema se perverteu muito.
Nos védicos é chamado de "varnasrama dharma" que significa carna=classe asrama=sistema e dharma=ação correta, então é o sistema de classes da ação correta.
O sistema de castas original não é algo que foi inventado pelo homem e não faz parte de alguma religião ou prática religiosa.
O sistema de castas é um princípio universal criado por Deus e transcende todas as sociedades e religiões humanas.
Em qualquer sociedade humana você tem o sistema de castas, se reconhecido ou não, uma vez que o sistema de castas é o fundamento natural dado por deus da sociedade humana.
As classes:
1. Brahmana - A classe brahmana é a classe mais alta, é a classe daquelas pessoas que são as mais inteligentes e participam principalmente do trabalho intelectual, geralmente é chamada de classe sacerdotal, pois na maioria das vezes o trabalho dessas pessoas na sociedade é a de um padre ou padre como trabalho. Nos tempos modernos, nos referimos a essas pessoas como cientistas, por exemplo. Basicamente, qualquer atividade que requeira a mais alta inteligência na sociedade é feita pela classe brahmana. Essas tarefas são muitas vezes feitas por pessoas não qualificadas, especialmente em nossos tempos "modernos", mas isso só leva ao caos e à miséria, pois pessoas não qualificadas não podem fazer as tarefas corretamente e o resultado não é benéfico para a sociedade.
2. Kshatriya - A classe kshatriya é a segunda classe mais alta, é a classe guerreira. As pessoas da classe guerreira são muitas vezes, é claro, guerreiros, mas também reis e governos são da classe kshatriya, ou deveriam ser. O principal atributo de um kshatriya é força e bravura. Kshatriyas oferecem proteção para a sociedade e governam a sociedade, um rei, por exemplo, é um kshatriya. A classe dominante recebe os maiores benefícios da sociedade, são os mais ricos e poderosos, mas também têm que pagar o preço mais alto, pois têm que lutar e morrer em caso de guerra, onde a proteção é necessária.
3. Vaishya - A classe vaishya é a classe que alimenta a sociedade, como fazendeiros e comerciantes. Nos tempos modernos seria o empresário. Assim, todo aquele que tem um negócio e produz e/ou distribui mercadorias é um vaishya. O vaishya é mais um organizador que tem um negócio e administra os trabalhadores e a produção de mercadorias.
4. Shudra - A classe shudra é a classe mais baixa e essas pessoas são trabalhadores simples. Toda pessoa que tem um emprego simples e trabalha por um salário é um sudra. Nos tempos modernos quase todo mundo é um sudra, já que quase todo mundo agora é um simples trabalhador para alguém e recebe um salário. Estes são os sinais de um sudra.
5. Párias - Os párias não são oficialmente uma casta. Párias são todas aquelas pessoas que não se qualificam para nenhum dos elencos e, portanto, são consideradas sem casta. Essas pessoas geralmente vivem como animais e são tratadas como tal pelo resto da sociedade. Eles também são rotulados como "intocáveis", pois são considerados tão sujos que você não deve se associar a eles. Nos tempos modernos essas pessoas seriam aquelas que chamamos de pessoas "anti-sociais", geralmente desempregadas e/ou viciadas em drogas.
O sistema de castas não é cruel ou injusto, é um sistema que permite a cada um viver de acordo com sua natureza. O sistema existe de qualquer maneira, pois é dado por Deus ou pela natureza, sempre existiu e sempre existirá.
Então, se as pessoas viverem de acordo com esse sistema, isso beneficiará toda a sociedade, pois cada um é tratado como merece.
E por favor, não confunda isso com o sistema de castas que existe em nosso tempo na Índia que foi pervertido. O sistema de castas original passa por qualificação, então, qualquer que seja a qualificação que você tenha, você pode fazer essas atividades e estar nessa casta. Mas agora eles o perverteram, então você só pode estar na casta em que nasceu ou apenas fazer o trabalho que sua família está fazendo. Em uma sociedade perfeita este será automaticamente o caso em todos ou na maioria dos casos, mas a qualificação principal é sempre quais habilidades você tem, não importa em qual família você nasceu, se você for inteligente o suficiente você pode ser um brahmana ou qualquer outra casta.