[MENU]
[Sobre o FEP]
[Arquivos]
[Ezines]
[Sites Interessantes]
Guerra Por Procuração (Proxy War) - ToC
Guerra Por Procuração (Proxy War)
Guerra Por Procuração (Proxy War)
É um conflito armado entre Estados ou atores não estatais que agem por instigação ou em nome de outras partes que não estão diretamente envolvidas nas hostilidades.
Para que um conflito seja considerado uma guerra por procuração, deve haver uma relação direta entre os atores externos e os beligerantes envolvidos.
A relação acima mencionada geralmente assume a forma de financiamento, treinamento militar, armas ou outras formas de assistência material que ajudam uma parte beligerante a sustentar seu esforço de guerra.
Atividades de pesquisa: visando ao desenvolvimento científico ou tecnológico, são pesquisas direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação.
A guerra por procuração contrasta não apenas com uma guerra tradicional - quando um estado assume o fardo de sua própria defesa (ou ofensa).
Uma disparidade significativa na força militar convencional dos beligerantes pode motivar a parte mais fraca a iniciar ou continuar um conflito, e ao não conseguirem alcançar o domínio militar por meio da guerra convencional direta, desde então recorreram ao financiamento de organizações insurgentes e paramilitares.
Além disso, os governos de algumas nações, particularmente as democracias liberais , podem optar por se engajar em guerra por procuração (apesar da superioridade militar) quando a maioria de seus cidadãos se opõe a declarar ou entrar em uma guerra convencional.
As nações também podem recorrer à guerra por procuração para evitar possíveis reações internacionais negativas de nações aliadas, parceiros comerciais lucrativos ou organizações intergovernamentais como as Nações Unidas.
Isso é especialmente significativo quando os tratados de paz vigentes, atos de aliança ou outros acordos internacionais proíbem ostensivamente a guerra direta: quebrar tais acordos pode levar a uma variedade de consequências negativas devido à reação internacional.
Em alguns casos, as nações podem ser motivadas a se envolver em guerra por procuração devido a preocupações financeiras: apoiar tropas irregulares, insurgentes, atores não estatais ou militares aliados menos avançados (muitas vezes com equipamento obsoleto ou excedente) pode ser significativamente mais barato do que implantar nacional forças armadas e os representantes geralmente suportam o peso das vítimas, efeitos colaterais e dos danos econômicos resultantes de conflitos prolongados.
Outro fator motivador comum é a existência de um dilema de segurança.
Os líderes que se sentem ameaçados pelo poder militar de uma nação rival podem responder agressivamente aos esforços percebidos pelo rival para fortalecer sua posição, como uma intervenção militar para instalar um governo mais favorável em um terceiro estado. E podem responder tentando minar tais esforços, frequentemente apoiando partes favoráveis aos seus próprios interesses.
As guerras por procuração podem ter um grande impacto, especialmente na área local. Em geral, a extensão, intensidade e escala dos conflitos armados costumam aumentar muito quando as capacidades dos beligerantes são aumentadas por apoio externo.