[MENU]
[Sobre o FEP]
[Arquivos]
[Ezines]
[Sites Interessantes]
Organização de Fachada - ToC
Organização de Fachada
Organização de Fachada
É qualquer entidade - seja uma corporação, um grupo religioso, político, um grupo de advocacia, uma agência de intel, organização criminosa ou ONG.
Controlada de fato por outra, atuando segundo os interesses do controlador, que normalmente permanece oculto, não podendo, portanto, ser legalmente responsabilizado pelos atos da organização controlada.
Frequentemente se apresentam como associações voluntárias independentes e organizações de caridade ou como empresas pertencentes em paraísos fiscais.
As agências de inteligência usam organizações de fachada para fornecer "cobertura", cargos e ocupações aceitáveis como sendo o meio de renda de seus agentes e operações.
As organizações usadas pelas agências de inteligência podem ser organizações legítimas de caridade, organizações religiosas ou de jornalismo, empresas legítimas ou "empresas de fachada", criadas ou controladas pelas agências de inteligência para criar empregos que justifiquem meios de renda e ocupação para seus agentes sem identifica-los como funcionários das agências de inteligência.
Organizações legitimas são usadas como fachada e outras são criadas também para promover eventos profissionais como Congressos e Convenções, nos quais a participação de profissionais estrangeiros facilita tanto a coleta de informações como o recrutamento de profissionais para atuarem como agentes das agencias estrangeiras em seus países de origem.
Em entrevista ao Jornal do Brasil em de 7 de outubro de 2001, o agente da CIA Robert M. Hayes, conta como atuou no Brasil por meio da companhia de engenharia que criou, a companhia de engenharia Hayes-Bosworth.
Edward Snowden ex agente da NSA, atuava no Japão agindo para a NSA como contractor da Dell.