[MENU]
[Sobre o FEP]
[Arquivos]
[Ezines]
[Sites Interessantes]
Operações 'Cinética' e 'não-cinética' - ToC
Operações 'Cinética' e 'não-cinética'
Operações 'Cinética' e 'não-cinética'
'Não-Cinética' significa que não envolve movimento, mas na guerra, capacidades 'cinéticas' são aquelas que se concentram na destruição de forças inimigas através da aplicação de efeitos físicos (explosivos, de impacto, manobra tática) enquanto 'não-cinéticos' descreve todo o resto.
Formada por uma gama de disciplinas, que vão da programação neurolinguística, gestão de informações críticas (OPSEC), combate dissimulado, camuflagem e mimetismo e até atuação dramática e disfarces em casos extremos.
Portanto, os principais campos da Guerra Não-Cinética incluem:
Psicológico (PsyOps) destinado a minar a confiança, o moral e as capacidades de tomada de decisão do inimigo.
Guerra econômica, destinada a degradar a produtividade e a prosperidade inimiga.
Guerra cibernética, destinada a penetrar, danificar ou subverter sistemas inimigos de TI.
Guerra criptográfica, incluindo criptoanálise, destinada a interceptar comunicações inimigas. Enquanto derrota qualquer tentativa de interceptar suas próprias operações de Inteligência, principalmente sinaliza inteligência (SigInt) e inteligência humana (HumInt), destinadas a descobrir capacidades ou operações secretas do inimigo.
Decepção por meios físicos (camuflagem, manequins, etc) ou meios não físicos (comunicações falsas, etc) destinado a enganar a inteligência inimiga e / ou entrar em seu ciclo de tomada de decisão.
Assim, enquanto a guerra cinética descreve o poder físico das armas, as não-cinéticas determinam como e onde o inimigo direcionará essas armas, com potencial para impedi-lo de usá-las - ou mesmo para direcioná-las contra si mesmo.