Métodos de coleta de informações de Intel
Human Intelligence - HUMINT é o termo usado, para descrever a inteligência, no sentido de informações, como em agências de inteligência (ou serviço de informações), obtida por meio de seres humanos, como os agentes e analistas tradicionais.
Historicamente, HUMINT é a maior fonte de informação das agências dr inteligência, porém desde o advento das telecomunicações a SIGINT foi assumindo um papel principal de fontes e acabou por tornar-se mais importante.
A HUMANIT é a Inteligência de fontes humanas como declarações, depoimentos e interrogatórios avançandos ou não, de pessoas durante entrevistas, sob qualquer história-cobertura ou pretexto.
A HUMINT é a mais antiga fonte de Inteligência e permanece como a mais eficaz, não pela quantidade de dados e informações, mas, por sua precisão e oportunidade. O Capítulo XIII O emprego de espiões do A Arte da Guerra do general Sun Tzu descreve várias categorias de agentes, todos, porém, são fontes humanas de Inteligência.
As fontes de HUMINT não são necessariamente apenas agentes envolvidos em ações clandestinas ou secretas. As pessoas fornecendo as informações podem ser neutras, amigas ou hostis (em relação a um país). Exemplos típicos de HUMINT incluem:
Forças amigas, Prisioneiros de Guerra, Refugiados, Civis, Desertores, Organizações não governamentais (ONGs), Jornalistas, políticos e etc...
SIGINT (Signals Intelligence) é o termo usado para descrever a atividade da coleta de informações ou inteligência através da interceptação de sinais de comunicação entre pessoas ou máquinas.
Atualmente, a SIGINT é a maior fonte de informação dos serviços de inteligência, ao contrário do passado, quando a HUMINT(human intelligence) dominava. Porém, a junção de todas as formas é que permite resultados eficientes. Por exemplo, uma transmissão de dados pode vir codificada com um código que pode ser obtido apenas por um espião.
SIGINT tem as seguintes sub-categorias:
COMINT, abreviatura de communications intelligence, focado nas comunicações humanas.
ELINT, abreviatura de electronic intelligence. focado no uso de sensores para obter dados principalmente sobre a rede de defesa inimiga, como alcance de radares.
FISINT, sigla para foreign instrumentation intelligence, focado em comunicações não humanas, como telemetria de mísseis.
Muitas vezes as atividades de COMINT são descritas como SIGINT, o que pode causar confusão.
IMINT (Imagery Intelligence) é o termo usado, principalmente, para descrever a inteligência, no sentido de informações, como em serviço de inteligência (ou serviço de informações), obtida através da obtenção de imagens, como por meio de satélites e aeronaves como o U-2 e o SR-71.
MASINT (Measurement and Signatures Intelligence) é o termo usado, principalmente, para descrever a inteligência, no sentido de informações, como em serviço de inteligência, obtida através da obtenção de medidas e assinaturas de eventos, como explosões atômicas.