[MENU]
[Sobre o FEP]
[Arquivos]
[Ezines]
[Sites Interessantes]
Conflitos Assimétricos - ToC
Conflitos Assimétricos
Conflitos Assimétricos
Os Conflitos Assimétricos são melhor entendidos como a exploração das fraquezas do oponente por estratégias diversas, inclusive não militares, com o intuito de erodir o poder do oponente, minar sua influência e desconstruir sua autoridade política.
O Confronto Assimétrico está presente no modus operandi do terrorismo, da guerrilha, da insurgência, e em todos os conflitos entre estados e atores não estatais, pois a assimetria permite que uma força militarmente mais fraca, desde que estrategicamente bem preparada para um enfrentamento não regular, sobrepuje seu oponente, uma vez bem adestrada nas práticas de guerra não convencional.
Estes atores não estatais, por meio de suas organizações decentralizadas, são mais eficientes em distribuição de recursos, e altamente eficazes e ágeis em se utilizarem do poder de sua vantagem informacional, obtida ao combinar elementos políticos e criminais para influenciar a população e percolar eficazmente seu tecido social.
A maior falha de uma força convencional como opção deterrente ou preventiva é que esta enfrentará um adversário que luta assimetricamente, atacando as vulnerabilidades de seu poderoso oponente, justamente onde ele é falho e frágil.
Ou como simplifica o mencionado autor: “Esta é a estratégia defensiva de Mao na era da informação”.
Na atualidade, as ocorrências de guerras convencionais tendem a ser menos frequentes. A forma de guerrear que hoje predomina nos conflitos bélicos são os confrontos assimétricos.
Desde a Segunda grande guerra houve 44 confrontos entre estados; em contraposição, no mesmo período, houve uma média de 672 conflitos assimétricos.
"Quando a guerrilha engaja um inimigo mais forte, ela recua quando ele avança; ela o perturba quando ele para; ela o ataca quando ele está cansado; o persegue quando ele se retira; Na estratégia guerrilheira, os flancos, retaguarda e outros pontos vulneráveis são seus pontos vitais, onde ele deve ser perturbado, atacado, dispersado, exaurido e aniquilado. (Mao)"