[MENU]
[Sobre o FEP]
[Arquivos]
[Ezines]
[Sites Interessantes]
Agente Provocador - ToC
Agente Provocador
Agente Provocador
Um Agente Provocador , é infiltrado por agências de inteligência para incentivar membros, instituição, grupo ou alvo a cometer ou ser associado a atos ilícitos.
Também pode se referir a agências que infiltram grupos de agentes provocadores com o objetivo de diminuir a credibilidade incentivando membros a cometerem atos radicais, ou cometendo atos radicais em nome do alvo, a fim de justificar e aprovar ações militares.
Os agentes provocadores são agentes diretamente designados para provocar agitação, violência, debate, controvérsia ou descrédito através (ou dentro) de um grupo enquanto agem como membros do mesmo.
Os "provocadores" executam ou incitam atos contraproducentes ou inadequados, com o objetivo de alimentar o desprezo do público pelo alvo e prover um pretexto para agressão e para agravar as punições a que os seus membros estão sujeitos. Terroristas atuam algumas vezes como agentes provocadores quando buscam provocar uma ação repressiva do governo cuja representatividade desejam questionar. Neste sentido, a provocação pode ser combinada com o apoio ao terrorismo.
Historicamente, a atividade do agente provocador têm sido uma táctica operacional de agentes infiltrados que podem ser pagos para se imiscuir, monitorar, destruir e/ou subverter entidades, instituições, grupos, governos e alvos de alto valor.