Arquitas

Índice

Biografia

Arquitas de Tarento (428 a.C. – 347 a.C.), filósofo e cientista grego, é considerado o mais ilustre dos matemáticos pitagóricos. Acredita-se ter sido discípulo de Filolau de Crotona (século V a.C.) e foi contemporâneo de Platão (428/427 – Atenas, 348/347 a.C.).

Fundou a mecânica e influenciou Euclides de Alexandria (360 a.C. – 295 a.C.).

Foi o primeiro a usar o cubo em Geometria e a restringir a Matemática às disciplinas técnicas como a Geometria, a Aritmética, a Astronomia e a Acústica. Para resolver o famoso problema da duplicação do cubo.(um dos três problemas clássicos da Antiguidade), Arquitas se valeu de um modelo tridimensional (determinando um certo ponto como a intersecção de três superfícies de revolução, como explica Thomas Little Heath, 1861 – 1940, na sua - A History of Greek Mathematics I). Os gregos, todavia, estavam familiarizados com um problema semelhante, porém, bem mais simples: duplicar o quadrado.

Embora inúmeras obras sobre mecânica e geometria lhe sejam atribuídas, restaram apenas fragmentos, cuja preocupação central é a Matemática e a Música.

Arquitas também atuou na política. Os tarentinos o elegeram estratego (governador) sete vezes consecutivas.

Morreu em um naufrágio na costa de Apúlia – uma região da Itália meridional.

Pensamentos Arquitanos

  • Geometria, Aritmética e Música parecem ser ciências irmanadas, pois se ocupam das duas formas primeiras e emparelhadas dos seres: número e grandeza.
  • Um choque só surgirá quando corpos em movimento se encontrarem vindos de lados opostos, e se baterem.
  • Os ruídos muito fortes não podem penetrar em nosso ouvido, como também nos vasilhames de boca estreita nada se consegue derramar, quando se quer derramar muito.
  • Os ruídos que conseguem penetrar em nossos sentidos nos parecem agudos quando o choque vem a nós rápida e fortemente, e graves quando lenta e fracamente.
  • Um tom produzido com respiração forte soará com força e de modo agudo; mas, se a respiração for fraca, soará de modo débil e grave.
  • O movimento rápido produz um som agudo eo lento um som grave.
  • Há três proporções na música: a aritmética, a geométrica e a contraposta, chamada harmonia. A aritmética se dá quando três termos manifestam analogicamente a seguinte diferença: o segundo supera tanto o primeiro quanto o terceiro supera o segundo. Nesta analogia, se vê que a relação dos termos maiores é menor e a dos menores é maior. A geométrica ocorre quando o primeiro termo está para o segundo assim como o segundo está para o terceiro. As maiores guardam a mesma relação que as menores. A contraposta, também chamada proporção harmônica, é produzida quando os termos se comportam da seguinte maneira: Quando, da própria grandeza, o primeiro termo supera o segundo tanto quanto o médio supera o terceiro. Nesta analogia, a relação dos termos maiores é maior; já a dos menores é menor.
  • Deve-se chegar ao conhecimento daquilo que se ignora aprendendo de um outro ou por pesquisa própria. Aquele que nada entende de investigação nada poderá encontrar.
  • Quando se consegue encontrar a razão, esta aumenta a concórdia fazendo cessar a rebelião. Pela razão, poderemos nos reconciliar.
  • Os injustos que sabem raciocinar desistem da injustiça antes de a cometerem, convencendo-se de que não poderão ficar ocultos quando voltarem ao mesmo lugar.
  • A Aritmética tem predominância sobre as outras ciências por poder demonstrar claramente o que quer.